Preço de venda: entenda como calcular o seu!
É um prazer estar aqui com vocês mais uma vez, e dessa vez vamos falar sobre preço de venda! O preço de venda é uma das maiores dificuldades do empreendedorismo. A grande maioria está precificando incorretamente.
E até mesmo você pode estar precificando da forma incorreta. Vamos descobrir!
Quais variáveis impactam no preço de venda?
Primeiramente é importante que você conheça 3 termos, pois vamos utilizar eles no momento de calcular.
Custo fixo
Também conhecido como despesa fixa ou gastos fixos da empresa. Esses gastos representam toda a estrutura FIXA da empresa, são, portanto, os gastos que a empresa é obrigada a pagar independente se vender ou não. Alguns exemplos são: Aluguel, energia elétrica, pró-labore, internet, água, material de expediente, limpeza, salário de funcionários, taxas de vistoria da prefeitura, honorários contábeis, investimentos em marketing, brindes, entre outros.
Custo variável
O custo variável conforme o nome já diz, é aquele custo que varia de acordo com o faturamento da empresa, ou seja, ele será calculado com base no faturamento. Exemplo: imposto do simples nacional, comissões, taxas de cartão de crédito e em alguns casos até mesmo o frete.
Custo direto
O custo direto é aquele que tem relação com o custo de aquisição do produto que você vende. Exemplo: Você compra do fornecedor 5 anéis no valor unitário de R$ 15,00, esse será o custo direto do produto que você vende. Além disso podemos acrescentar aqui as embalagens, etiquetas e sacolas que são consumidas quando você efetua uma venda qualquer.
Como usar os termos acima para calcular o preço de venda?
Agora que você já entendeu os 3 termos, agora você precisa entender como usar eles na precificação do seu produto. Vamos começar então:
Custo fixo
Ele será representado em percentual calculado em cima do seu faturamento, exemplo: se você tem uma média mensal de faturamento de R$ 10.000,00 e um custo fixo mensal de R$ 3.500,00 o seu custo fixo é de 35%.
Custo variável
Será representado pelos % do imposto + taxa do cartão + comissões. Exemplo 10% no total.
Custo direto
Vamos supor que nesse caso seja de R$ 15,00
Lucro
Já colocamos os custos, agora precisamos determinar uma margem de lucro, esse lucro será representado em percentual, também, e ele deve ser uma média entre o percentual desejado e o percentual que vai deixar o seu produto mais dentro do preço de mercado, já vamos entender melhor como isso vai funcionar.
Agora você deve utilizar o que chamamos de markup para fazer a precificação! O markup é o indicador que vamos usar para aplicar e chegar ao preço de venda.
A fórmula do markup é simples:
Markup = 100 – (CV % + CF % + Lucro%)
No exemplo acima ficará da seguinte forma:
Markup = 100% – (10% Custo variável + 35% Custo fixo + 20% Lucro)
Atenção: O cálculo com os percentuais deve ser feito no excel. Resultado: Markup = 2,8571
Agora para chegar ao preço de venda vamos aplicar esse indicador sobre o CUSTO DIRETO, portanto:
Custo direto R$ 15,00 * 2,8571 = 42,85.
Pronto! Esse é o valor da sua peça que será repassada para o seu cliente. Dessa forma, você conseguirá ter o lucro que precisa com o seu negócio. E aí, você estava aplicando o preço de venda corretamente os seus produtos? Espero que esse conteúdo tenha ajudado.
Confira também o nosso conteúdo para saber se revender Prata 925 vale a pena ou não!